sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A ultima grande lição. O sentido da vida.


Recomento este livro, ainda estou lendo, mas como cada página me cativa, quero compartilhar um trecho que me deixou a pensar sobre um assunto tão mágico. A Família.

A quinta terça-feira, falamos de família.

__ Que tal falarmos de família?

___ Família.__ Refletiu por um instante. Bom, a minha você esta vendo nesta casa. __Indicou com a cabeça as fotografias nas estantes: ele, quando criança, com a avó, ele, quando rapaz, com o irmão, David, ele com a mulher, Charlote, cm os dois filhos, Rob, jornalista em Tóquio, e Jon, especialista em computador em Boston..., a família ganhou mais importância.

___ A verdade é que não existe base, não existe um fundamento sólido no qual as pessoas possam se apoiar hoje em dia, a não ser a família. Depois que adoeci, isso ficou claro para mim. Quem não tem o apoio, o amor, os cuidados de uma família, não tem muito com o que contar. O amor é supremamente importante, como dizem o nosso grande poeta Auden, “Amem-se uns aos outros ou pereçam”.

___ Amem-se uns aos outros ou pereçam, tomei nota...

___ É bom não acha? E é tão verdadeiro. Sem amor, somos pássaros de asas quebradas. Se eu fosse divorciado ou vivesse sozinho, ou não tivesse filhs, esta doença seria muito mais difícil de suportar. Nem sei se conseguiria. Claro que receberia visita de amigos, colegas, mas não seria o mesmo que ter pessoas que não vão embora. Não seria o mesmo que ter uma pessoa atenta tomando conta da gente, cuidando o tempo todo.

___ Isso é parte do que significa família. Não é só amor, é também fazer os outros saberem que tem alguém cuidado deles. Foi disso que senti tanta falta quando minha mãe morreu, falta do que eu chamo de “segurança espiritual”, de saber que existe uma família cuidando sempre da gente.

Nada substitui isso. Nem dinheiro, nem fama,..., nem trabalho.

(...) Constituir uma família era um dos itens da minha listinha das coisas que agente quer alcançar antes que seja tarde (...)

Morrie estava muito doente, mas não admitia que os filhos parassem as suas vidas para esperarem e sofrerem a sua morte. Entre eles haviam muito amor, afeto, mãos entrelaçadas, beijos e sorriso.

... Sempre que me perguntam sobre ter filhos ou não tem filhos, nunca digo o que devem fazer, só digo que não existe emoção comparável a de ter filhos, nada substituem essa experiência. Ao se pode experimenta-la com um amigo, não se pode experimenta-la com uma amante. Quem quiser experimentar a emoção de assumir responsabilidade total por outro ser humano, e aprender a amar e a se dedicar no grau mais alto, precisa ter filhos.

___ Quer dizer então que faria tudo de novo?

___ Se eu faria tudo de novo?..., eu não trocaria essa experiência por nada.., mesmo levando em conta, o preço que é doloroso... Porque vou deixa-los em breve.

Autor: Mitch Albom

Eu quero a experiência de ter a minha família.Obrigada Deus, pela a família linda que eu terei, obrigada pelo amor que irá nós unir para a eternidade.

2 comentários:

  1. terá minha cara... terá minha cara. É um desejo muito simples... isso mexe com o coração do Pai. Em meio a tantos pedidos egoistas e materiais, o seu é como aroma suave, como uma adoração á vida!

    tim tim

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar suas palavras no Vida na Página.